sexta-feira, 22 de julho de 2016

1.04 - Não tenha apenas sonhos. Tenha um plano e execute-o!


What's up, my friends!?!

Bem vindo a mais um post novinho do blog Rumo a Londres!
Assim como muitos de vocês que estão aqui lendo este post, eu sou um eterno sonhador. De verdade. Adoro cultivar sonhos, porém mais do que isso, meu maior prazer é tornâ-los realidade.

E para isso, não importa sua idade, ou mesmo sua condição social. Estes pormenores podem ser obstáculos que você precisará saltar em sua corrida rumo ao seu objetivo, mas jamais podem ser encarados como o fim da linha para você. Nunca é tarde para correr atrás de realizações. E assim como sonhar não paga imposto, planejar a forma de alcançâ-lo e o tempo necessário para conquista-lo é na maioria das vezes um investimento - seja de tempo, esforço, e/ou dinheiro - com retorno garantido.





Nos últimos anos, e mais especialmente nestes últimos meses, muita coisa linda aconteceu em minha vida. Muitos sonhos e metas que incubei por anos enfim puderam tornar-se realidade. Mas é preciso que se diga, nada acontece com passe de mágica.
Para que cada um deles acontecesse, #hardwork (trabalhar duro) foi fundamental. E quando digo "trabalhar duro" não estou falando apenas daquele trabalho que você executa das 08:00 as 17:00. Ao contrário, este talvez seja o menos relevante entre os trabalhos que verdadeiramente te fazem chegar lá. Basicamente, aquele trabalho das 08:00 as 17:00 tem uma única função na maioria dos sonhos que pretendemos realizar: juntar o dinheiro necessário, no caso do seu sonho depender quase que obrigatoriamente de ter grana suficiente para chegar lá.

O #hardwork mais importante acontece exatamente nos tempos "livres", que é o momento em que você tem para pensar em um plano e estabelecer metas para chegar aos objetivos que você deseja.


No caso de ir viver no exterior, isso é ainda mais verdade. É preciso dedicar um tempo considerável pesquisando e correndo atrás de muita coisa. Vou citar apenas alguns exemplos, mas que costumam ser os mais corriqueiros e importantes de que antes da realização, vem sempre o bom e velho #hardwork:


-Pesquisar e providenciar a documentação necessária para poder viajar e, se for o objetivo, viver no país destino. E isso vai desde as questões de vistos, até um demorado e complicado processo de solicitação de dupla cidadania.

- Pesquisar sobre o destino escolhido, os costumes, o comportamento do clima em cada mês do ano, até para saber se você tem as roupas necessárias, e caso não as tenha, pesquisar preços aqui no Brasil e no país destino para definir se vale mais a pena comprar aqui ou lá - eu citei o exemplo de roupas, mas isso se estende para qualquer coisa que você possa imaginar.


- Se você vai estudar neste destino, precisa pesquisar as opções de cursos que mais se adequam para as suas necessidades e qual das inúmeras escolas te entregam o melhor custo benefício.


- Se você pretende viver fora, precisa pesquisar muito sobre o custo de vida onde você viverá, e quanto em média você vai precisar gastar e economizar para viver a experiência com a menor chance de passar perrengue. E acredite, conseguir essas informações dá um trabalho.


- Escolher a moradia e buscar as referências para não cair em um golpe - já que em cidades como Londres, o pagamento do aluguel é feito de forma adiantada para um desconhecido em um outro país apenas para que ele segure sua vaga


- Caçar promoções de passagens aéreas para não pagar uma verdadeira fortuna.


- Investir pesado no aprendizado da língua da cidade onde você pretende viver. Como sempre digo, a melhor maneira de aprender não apenas o inglês, como também todas as demais línguas, é através do self-learning. Nenhuma escola tradicional te fará fluente, você só chega a fluência justamente quando também pratica -e muito - fora da escola. E isso irá fazer toda a diferença no tipo de trabalho que você poderá conseguir no país destino


- Em posse de todos os dados pesquisados, é importante fazer um planejamento financeiro e social da viagem, onde você vai saber quanto será necessário para o período de tempo planejado e o que você poderá - ou deverá - fazer durante esse tempo. Isso faz toda a diferença para antever perrengues e até para saber por quanto tempo você pode relaxar durante a experiência de viver fora e a partir de que ponto precisará encontrar uma fonte de renda local se quiser permanecer no país destino sem esgotar suas economias no Brasil.


- Pesquisar cotações da moeda utilizada no país que você escolheu e manter-se antenado em notícias que possam afetar as cotações a seu favor.


- Se precisar trabalhar no país-destino, é sempre bom já sair do Brasil tendo pesquisado como está o mercado de trabalho no país-destino, em especial para estrangeiros, e assim tendo bem claras as opções que terá e onde essas opções de trabalho estão acessíveis. Assim você não ficará refém do acaso e da sorte quando estiver lá. Em Londres por exemplo, existem até sites de recrutamento onde você pode se cadastrar e já concorrer a vagas ainda estando no Brasil.





Enfim, são muitas coisas que você precisa fazer para não apenas tirar seu sonho da cabeça e traze-lo para a vida real, mas também para evitar que seu sonho se torne um pesadelo ou um ambiente de frustração.

Quando decidi criar este blog, a fanpage e o canal do YouTube, minha intenção foi justamente aliviar um pouco esse trabalho para os que forem viver a experiência depois de mim. Mas o #hardwork vai continuar sendo necessário, até porque de nada adiantará você ter acesso a todas as informações relevantes possíveis, se depois não separar tempo para trabalhar em cima dessas informações.

E quando eu digo que qualquer um consegue realizar aquilo que se propõe e planeja, não estou sendo demagogo nem ingênuo. O tempo necessário para realizar esse sonho pode ser maior ou menor para cada um, mas a realização é um fato, a partir do momento em que você foca nesta meta, e se direciona a fazer com que tudo em sua vida sejam ferramentas para atingir esta meta.

Por isso, o título deste post não poderia ser mais verdadeiro. 
Não tenha apenas os sonhos. Tenha um plano. E execute-o.
Até a próxima!

Obs: Na terça feira, as 18:00, lanço um novo vídeo no nosso canal Rumo a Londres no YouTube, o primeiro de uma minissérie focada exclusivamente em vistos e dupla cidadania para estudar, passear ou viver em Londres. Fique ligado.


Inscreva-se no Canal "Rumo a Londres" do YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCszTwStSGRy2aKEyiZXvm-A
Curta a Pagina Oficial "Rumo a Londres" no Facebook:
https://www.facebook.com/olalondres

2 comentários:

  1. Pura verdade! Com foco e planejamento todo sonho pode deixar de ser apenas um sonho e se tornar a realidade. Belíssimo texto, além de tudo você ainda escreve muito bem! Bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio Carol! E é bem por aí, as coisas acontecem. É só planeja-las bem e dar ao nosso projeto a mesma prioridade que damos aos projetos dos outros! 😉✌️

      Excluir