quinta-feira, 15 de setembro de 2016

1.09 - Brazil Day em Londres. O brasileiro sai do Brasil, mas o Brasil nunca sai do brasileiro.



E aí, galera!!!

Vamos falar sobre um assunto que afeta e afetará 10 entre 10 brasileiros que decidiram viver fora do país (inclusive este que vos escreve :P ), seja por um tempo, seja definitivamente: a temida saudade do Brasil.

Sim, não é uma lenda. Você em algum momento sentirá saudades do seu país de origem, por melhor e mais incrível que seja o país destino. E você não demora para perceber o quanto do seu país vive fortemente dentro de você. No último 10 de setembro rolou em Londres a edição inglesa do Brazil Day, celebração anual da cultura brasileira que ocorre em Londres sempre no primeiro fim de semana após o dia da independência do Brasil.

Você com certeza já deve ter ouvido algum amigo que mora fora falar algo como "Do Brasil, só sinto saudades da família e dos amigos, mais nada". Balela! Desafio esse seu amigo esnobe a dizer isso diante do cheirinho da Picanha na brasa, do espetinho de boteco, da coxinha de frango, de uma deliciosa feijuca, do som ao vivo delicioso da nossa MPB ou se deparando com produtos clássicos do Brasil, que vão desde saco de arroz Tio João, latinha de Guaraná Antártica, garrafa de suco Maguarí, até chegar na Pipoca Yoki, no Açaí na tigela... Tudo isso e muito mais estava disponível no evento Brazil Day 2016, que aconteceu na Trafalgar Square, um dos pontos turísticos mais visitados do centro de Londres.


Muitas das coisas que vi lá eu sequer consumia quando vivia no Brasil. Mas é incrível perceber como todas elas estavam enraizadas no meu imaginário, e como um sorriso natural e uma exclamação de "Nossa, olha isso!!!" brotavam da minha boca quase que instantaneamente a cada "surpresa" com a qual me deparava. Também era surpreendente ver, nos intervalos entre os shows, pessoas que aparentavam jamais terem sido pagodeiras quando viviam no Brasil (a julgar pelas as vestimentas, estilos, tatoos e adereços que usavam) quase implorando para o DJ que executava clássicos nacionais em sua pick up, "tocar mais samba". É bem possível que muitos deles nem gostassem tanto de samba assim quando viviam no Brasil. É até provável que falassem mal do ritmo. Mas quando você está fora do país, tudo o que te reconecta de alguma forma com a cultura brasileira tem um efeito nostálgico reconfortante, e nossa música, em especial o samba, é talvez o maior exemplo disso. De repente, você ama o samba desde pequenininho hahaha!

Esqueça aquele papo de "estereótipos". Você vai perceber quando estiver fora do país que os tais "estereótipos injustos" são muito mais justos e muito menos "estereótipos".
Mais engraçado do que se pegar dando conta de sua brasilidade justamente quando está fora do Brasil é se divertir e se orgulhar com os gringos participando do evento, saboreando as guloseimas nacionais e se divertindo, dançando (ou tentando dançar...), vindo até você elogiar e fazer perguntas sobre os artistas ou bandas que estão no palco (no caso, Tulipa Ruiz, Metá Metá, Lia Sophia e Aloizio Menezes, representantes da nova MPB que foram convidados pela Embaixada Brasileira em Londres para serem as estrelas musicais do evento) ou vindo dizer que são apaixonados pelo Brasil, pela originalidade, pela cultura, pelas pessoas...

Como eu costumo dizer, talvez deixar o Brasil seja a melhor e mais efetiva forma de aprender a ama-lo ainda mais. O fato de você ter um sonho de viver fora e conhecer novas culturas não te fará menos brasileiro (ainda que alguns tentem transparecer o contrário por aí...). Ao contrário: é convivendo com outras culturas e estando longe da sua, que você toma consciência de sua brasilidade e com ela se reconecta em seu máximo esplendor. É quando você percebe o que te faz brasileiro e o que nos faz diferentes dos demais.

Aliás, já comentei com vocês a emoção que é ver uma bandeira brasileira hasteada pelas ruas de outro país? É, meu amigo, não se iluda: O Brasileiro pode até sair do Brasil, mas o Brasil jamais - ênfase no JAMAIS - sai do Brasileiro.

Canal "Rumo a Londres" do YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCszTwStSGRy2aKEyiZXvm-A
Pagina oficial "Rumo a Londres" no Facebook:
https://www.facebook.com/olalondres/

Nenhum comentário:

Postar um comentário